Cuidados com o carro que você deve ter todo mês

Para muitas pessoas, ter um carro é mais do que ter um simples meio de locomoção.

Ter um carro significa praticidade, liberdade e felicidade também.

Mas possuir um automóvel também significa que ele precisa de cuidados.

Como diz o velho ditado, “quem ama, cuida”, e eu tenho certeza que se você está lendo este texto é porque o seu carro é um bem muito importante para você.

Hoje você vai ver uma lista completa de diversos cuidados com carro que você precisa tomar.

Cuidar periodicamente do seu veículo é a melhor maneira de prever possíveis prejuízos, evitar riscos e economizar com gastos que podem vir a ser desnecessários.

Você pode se interessar por: Como é feita a composição dos preços da gasolina?

  • Freios

Um dos cuidados com o carro que é indispensável para a sua segurança é a checagem dos freios, que devem ser verificados mensalmente. Confira o funcionamento do pedal, o fluído de freio, se há vazamentos na parte hidráulica e deterioração nos discos e pastilhas. 

  • Bateria

A bateria do carro é componente vital do seu veículo, pois é responsável pelo armazenamento da energia gerada e garante o funcionamento de toda a parte elétrica/eletrônica do carro.

Para manter os cuidados com o carro verificando a bateria, analise a limpeza dos cabos e a fixação dos mesmos aos pólos da bateria, teste o funcionamento do sistema de carga e partida, o alternador e o motor de partida.

  • Pneus 

São eles os responsáveis pela aderência do carro ao solo, ou seja, fazer a manutenção deles é essencial. É importante que você se atente à calibragem, ao desgaste e quando for necessário, faça balanceamentos e alinhamentos com profissionais especializados.

O alinhamento evita o desequilíbrio do carro e o desgaste prematuro dos pneus. O indicado é que seja feito a cada 10.000 quilômetros rodados.

  • Óleo 

Este item é de simples checagem e deve ser feito mensalmente. É um dos tipos de cuidados com o carro que te faz economizar muito dinheiro, pois evita problemas no motor do carro, como falta de lubrificação.

Lembre-se de que verificar o óleo do motor quando o equipamento estiver frio. 

Fique de olho em vazamentos, na cor e na textura do óleo, pois estes são indicadores de que ele precisa ser trocado.

  • Radiador / arrefecimento

É o radiador que mantém o motor resfriado em funcionamento, então para manter a vida útil do seu carro, verifique sempre o nível de água do reservatório do sistema de arrefecimento. Caso o funcionamento esteja irregular, o motor pode precisar aumentar o consumo de combustível.

Complete o reservatório caso o nível de água esteja abaixo do recomendado e respeite o limite máximo indicado no compartimento. 

Não se esqueça de colocar o aditivo quando for trocar toda a água do sistema (que geralmente deve acontecer a cada 10.000 quilômetros rodados).

  • Catalisador

Este é um componente que está muito sujeito a danos, por estar instalado na parte inferior do carro. Ele fica no escapamento e serve para transformar substâncias poluentes em gases menos prejudiciais ao meio ambiente.

Sua duração máxima é cerca de 8.000 quilômetros, mas isso varia de acordo com o combustível utilizado pelo seu carro. Um catalisador novo não é um item barato, por isso, acompanhe sempre a eficiência do seu.

  • Cintos de segurança

Estar atento aos cintos de segurança não é só um dos principais cuidados com o carro, mas também com os passageiros que você leva dentro dele.

Faça a manutenção dos cintos e a limpeza das tiras (que devem estar bem costuradas e firmes), verifique os pontos de fixação e se os engates estão presos e em bom estado de conservação.

  • Luzes e Faróis

As luzes do painel de instrumentos podem ser indicadoras que algum problema está acontecendo com os sistemas do seu veículo, como por exemplo o motor, a bateria, injeção eletrônica, etc.

Além das luzes do painel, conheça tudo sobre lanternas, luzes de freio, luzes de ré e setas do seu carro. O manual do proprietário contém o significado de cada uma das luzes, consulte-o em caso de dúvidas. 

A manutenção dos faróis também entra na lista de cuidados com o carro. As lâmpadas devem ser trocadas a cada dois anos, mas a revisão completa dos faróis é recomendada a cada três meses.

Em alguns casos, o uso do farol é obrigatório e você pode estar sujeito a multas.

  • Lavangens 

Muita sujeira pode causar problemas tanto em partes internas quanto externas do carro. Seja em forma de líquidos ou poeira, evite o acúmulo de substâncias que podem atrapalhar o funcionamento ou a estética do seu veículo.

Sem falar que não é nada confortável andar em um carro sujo, não é mesmo?

Então não seja negligente com a limpeza do seu carro e faça higienizações periódicas.

  • Ferramentas reserva

Alguns problemas podem aparecer enquanto você estiver dirigindo mas também podem ser facilmente resolvidos se você tiver em mãos algumas ferramentas.

Por isso elas são importantes para você manter os cuidados com o carro, pois com uma simples chave de fenda ou alicate você pode sair de uma situação embaraçosa.

Monte um kit básico de ferramentas emergenciais e guarde no carro para utilizar em caso de necessidades.

Todos os itens que trouxemos aqui estão diretamente relacionados à sua segurança no trânsito  e consequentemente, à segurança de todos a sua volta, por isso, são aspectos que você não deve nunca se esquecer.tanque na reserva

Estes cuidados com o carro também são válidos se você pretende vender o seu veículo um dia, pois ele estará em ótimas condições de conservação.

Tenha salvo na agenda o contato de uma oficina, centro automotivo ou de mecânicos de confiança caso você precise de ajuda, pois especialistas são as melhores pessoas para esclarecer suas dúvidas e resolver problemas.

O que achou das nossas dicas? Você está em dia com estas manutenções? Tem alguma que você costuma fazer e não está aqui?

Fale com o Posto Líder, o posto que está sempre à frente dos demais na região.

Dia da Liberdade de Impostos 2020

Dia da Liberdade de Impostos 2020

Seja bem vindo(a) ao Posto Líder

Seja bem vindo(a) ao Posto Líder

Consumidor em MG paga 13 centavos a mais do que deveria de imposto no litro da gasolina

Consumidor em MG paga 13 centavos a mais do que deveria de imposto no litro da gasolina


R. Antônio Justino de Paiva 385, Vila São Geraldo, Varginha/MG
(Referência: trevo de saída para Três Pontas)
Fone : (35) 3212-2223 | Email : contato@postolider.com.br